quinta-feira, 24 de junho de 2010

COSMOGONIA YORUBÁ

Na origem da criação do cosmos surge uma primeira força, princípio da explosão criadora do universo. Esta força chama-se Ìwá e é equivalente ao princípio do Bing-Bang na física. Desta força original desenvolve-se uma contraparte complementar, o principio equilibrador do Ìwá, seu nome é Àbá. Comparando com os princípios originais de outras religiões, o Ìwá seria O Pai e o Àbá seria A Mãe(ou Espírito santo). Da união do Ìwá com o Àbá, surge a energia intermediária, que a tudo liga e movimenta em sua função equilibrante e dinâmica, seu nome é Àse. Se o Ìwá é o Pai e o Àbá a Mãe, o Àse é o filho. Por causa da relação entre Ìwá, Àbá e Àse, a encruzilhada de três caminhos é considerada sagrada na magia yorùbá. Ela é o ponto de encontro na terra, dos três princípios básicos do universo. Seu equivalente como ascensão ritual são as árvores que de um único tronco se desdobram para cima em três grandes galhos. Desta trindade original, surgem as forças OFÚ e OSA. Estes são equivalentes aos conceitos orientais de Yang e Ying. Ofú e Osa são modulações de energia, e suas nuances são aplicadas a todos os movimentos da natureza. São os dois pólos opostos, que em igual proporção são os responsáveis pelo equilíbrio. Um pólo tem valor igual ao seu pólo oposto, que lhe é complementar e necessário. Quando o equililíbrio entre dois pólos se altera, ambas as partes mostram seu lado destrutivo e maléfico. Ofú e Osa compõem o universo e são vistos de uma forma circular, contínua de movimento, uma vez que nada é estático e todo o equilíbrio é dinâmico, este círculo na verdade é a espiral, símbolo por excelência do movimento, equilibrado e benéfico dos pólos Ofú e Osa. Ofú é calor, expansão , é o princípio inicial do que ainda vai ser fogo ( por isso é luz ), é o masculino presente nos homens e nas mulheres. Osa é frio e contração, é aquilo que ainda vai ser água ( por isso é trevas- e sem o menor sentido negativo nesta palavra ), é o aspecto feminino presente nas mulheres e nos homens.

2 comentários:

  1. parabens iya...vejo nesse texto q a sra aprendeu mesmo com o baba e o livro "magia pratica no culto a iyami osorongá e o mito das mulheres passaros" ! é bom ver q a sra. esta bem...pois é uma guerreira... nao deve estar lembrada d mim, ne? da casa d meu zelador, luiz carlos d oosaala... qdo a sra. foi iniciada , se nao me falha amemoria, num sitio em tinguá... no barco com a Dilma de Oxun, Eliane de Oxun e Fátima de Ogun...como sou hje, no culto gelede...lembro tbm, q na epoca, a sra chegou a abrir duas ljs d produtos nordestinos em s. gonçalo... realmente sua vida sempre foi uma luta...sempre buscando... como fez, ao ir pra casa do Baba Orlando... e, agora... tendo encontrado seu caminho no culto tradicionalista,,,muito bom mesmo o texto, nao fugindo nem um pouco da ideia q aprendemos la no ile...

    ResponderExcluir
  2. ah... e, como esta a quela sra... q era sua ekeji e foi do barco? esqueci o nome dela... nunca mais vimos... ela esta bem?

    ResponderExcluir