sexta-feira, 12 de março de 2010

Gelede - Patrimonio Cultural da Humanidade

O Gelede é realizada pela ioruba-nagô comunidade que está espalhada por Benin, Nigéria e Togo. Por mais de um século, essa cerimônia foi realizada em homenagem à mãe primordial Iya Nla e ao papel das mulheres no processo de organização social e desenvolvimento da sociedade ioruba. O Gelede acontece todos os anos após as colheitas, em eventos importantes e durante a seca ou epidemias e é caracterizado por máscaras esculpidas, danças e cantos, cantada na língua ioruba e retrata a história e os mitos do povo ioruba-nagô.

Fonte: UNESCO

ÌYÁMI ÒSÓRÒNGA, A MÃE ANCESTRAL.

Ìyámi òsóronga, a Mãe das Mães, a fonte de onde tudo se originou, o grande útero universal, a grande mãe ancestral. conhecer o culto a Ìyámi òsóronga é obrigação de todos os que levam a sério o culto aos Àwõn Orisá, todo aquele que pode ter a benção de conhecer este imenso poder e beleza da natureza do panteon yorùbá, é sem dúvida um abençoado, pois sabe a estrutura terrestre como um ser vivo, e aquele que pisa a terra e a terra lhe reconhece, jamais terá algum caminho errado em seu destino. Será beneficiado pela base de tudo no planeta. As iy´mi são energias que ocupam o espaço da estrutura terrestre. Quando direcionadas a formar qualquer processo de ritualidade possuem o objetivo de manter o domínio sobre toda e qualquer matéria manipulada. Dentro do culto mais tradicional yorúbá, nada se faz sem estruturar as 4 partes iguais do ambiente. Se o espaço gerado da estrutura básica de tudo o que existe pertence a elas, precisamos reverenciá-las antes de qualquer ato da litúrgia yorúba. Se caso desconhecemos esta técnica ou através de outro motivo, não o fazemos, o contexto no culto das ondas mentais se perdem no caminho, ao não haver um direcionamento preciso dentro do ritual, sendo assim o objetivo não é atingido. Muito mais que um mero conceito técnico ou mitológico, as iyámi são a manifestação do poder feminino no universo, e afinal de contas, o que seria este tão falado "poder feminino"?. O ofício do gênero na natureza ( macho e femea), é somente de criar, produzir, gerar, etc, e as suas manifestações são visíveis em todos os planos de f~enomenos. Muito se fala de pólos positivos e negativo. Estes termos são aplicados erroneamente pela ciência. A palavra positivo significa o que é real e forte, comparado com a polaridade negativa que seria então irrealidade e fraqueza. O chamado pólo negativo na verdade, é realmente o pólo no qual e pelo qual se manifesta a geração ou produção de novas formas de energia. Não há nada de NEGATIVO ao redor dele. As maiores autoridades no mundo da ciência, usam o termo CATÓDICO, evitando justamente esta confusão. E incrível que pareça, esta confusão se expressa na interpretação deste mito milenar que é o PODER FEMININO no universo ìyámi òsóronga. A função da parte masculina do universo parece ser a de dirigir uma certa energia para o principio feminino e assim por em atividade o processo criativo. Mas o princípio feminino é sempre o único que faz ativar a obra criadora, e isto é assim em todos os planos. Portanto somente abraçando o lado favorável das ìyámi conseguimos gerar gerar a quantidade de energia suficiente e ter uma repercussão divina dentro de qualquer ritual. As ìyámi, são tidas como a força da própia composição terrestre ( um elemento feminino), interligadas com a força gravitacional. Quando o ser humano tem consciência plena do peso específico; de sua mão, de seu pé, de sua cabeça, sem dúvida alguma, é uma pessoa afortunada. Pois com certeza alcançará a harmonia divina entre seu DEUS interno (Orisá) e a natureza, podendo assim conhecer as várias faces do Deus supremo ELEDUMARE em todas suas manifestações. E é esta a grande finalidade do culto yorubá, sendo muito anterior ao cristianismo, a idéia da religião aos`Àwon Òrisá é sempre de que as pessoas conheçam seu Deus interno (orisá) e que possam conhecer a manifestação deste Deus na natureza, seja raio, trovão, ou chuva, etc. A pessoa compreende em um sentido maior a presença de Deus no mundo, alcançando assim a "grande compreensão", a de se perceber parte de um todo e com um papel muito importante nesta estrutura-a manifestação de Deus plenamente. É através de ibá que se entra em contato com as iyámi. É um cântico sagrado que antecede a tudo que se faz no culto yorubá e visa a própia composição terrestre, para que as bençãos possam ser utilizadas na ritualidade. IBÁ ÌYÁMI ÒSÓRONGA !