sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ÌFÁ COSMOLOGIA

Segundo Ìfá cosmologia, a fonte de criação é Olórun. A palavra Olórun traduz como: "Propietário do céu". Propietário aqui é usado no sentido metáfisico de possuir um segredo ou sendo a fonte de um mistério. Céu na cosmologia Ìfá é ,que real invisível, que guia a evolução. Olórun é o mistério da fonte, que é considerada além da compreensão do humana. Quando Ìfá descreve forças da natureza, ele se refere as manifestações invisíveis da criação, que são creditados para o fluxo de Olórun. Todos os espíritos que estão recognizeds por Ìfá são considerados cognoscíveis de Olórun, enquanto a essência de Olórun permanece um mistério. Quando o universo veio a existir no momento da criação, foi Olodumáre, a quem foi dada a tarefa de sustentar um, ou seja, Olodumáre vem da raiz olo odu, que significa : "Dono de Odu" ou "Dono do primeiro princípio". Mare é uma contração de Òsunmáre que é o Espírito do arco-ìris. Na natureza, o arco-ìris é uma das mais pura manifestação de luz. Olodumáre poderia ser traduzido como : "A fonte das forçãs da natureza, que geram o espectro de luz" como o propietário de odu, Olodumáre pode ser descrito como o caldeirão místico que contém todas as formas possíveis que se manifestam desde a criação. Como uma força espíritual, Olodumáre existe em polaridade com o Espírito Èla. Não há tradução direta para a palavra Éla, alguns anciãos Ìfá dizem que significa "Pureza", outros diriam que Éla significa "Aquela que cria".Quando as formas que saem em potencial dentro do ventre de Olodumáre manifestar-se, é Éla que sustenta a manifestação. Em termos sìmbólicos, Éla traz a Luz da criação, da escuridão do ventre da criação. A tarefa  de criação de moldagem, foi  originalmente dada a Obàtálá (Rei do pano branco). O termo "vestir white" é referência à substância primordial que constitui à base do universo físico. Física ensina que a primeira manifestação da dinâmica do universo era luz. Do ponto de vista ocidental, Obàtálá poderia ser entendido como a essência de luz. A ciência moderna ensina que a evolução é o processo de transformar luz solar em ambientes planetários. Evolução é a reorganização da luz solar em multi-dimensões da vida na terra. Ìfá mito diz que, a tarefa de criação de moldagem foi dada por Olodumáre a Oduduwa, depois que Obàtálá se embebedou. A polaridade entre Obàtálá e Oduduwa é uma expressão sìmbólica, da teoria científica ocidental, que importa formas leves e que a matéria se dissipa na luz. Ìfá exprime o mesmo conceito, dizendo que a luz vem da escuridão e que a escuridão vem da luz. A referência à bebida de Obàtálá é uma expressão sìmbólica da observação de que o movimento da luz à escuridão e das trevas para a luz, nem sempre ocorrem em uma progressão suave. A imagem da embriaguez é um sìmbolo da imperfeição, como condição de manifestação da natureza. As imagens utilizadas para representar Odu podem ser considerados modelos das formas em que a transição entre o claro e o escuro ou expansão e contração ocorre. Aessência do Odu é uma expressão da ìdéia científica de que a matéria é criada, nem destruída, ela simplesmente se transforma.

(Fonte: O texto fo extraido através de pesquisas feitas em diversos livros sobre o assunto).

ÌFÁ

Ìfá é a mensagem divina de Olódumare (todo poderoso) para a humanidade; Ífá é a palavra de Olódumare; Ìfá transcende todas as culturas e tradições de todas as coisas: o homem, animais, rochas, agua, vento e fogo. Ìfá explica a base para a existência de todas as coisas passadas, presentes e futura. Ìfá prescreve a solução espiritual, física de todos os problemas. Ìfá é o primeiro, mais antigo e mais verdadeiro. Òrunmilá, autor da mensagem divina de Ìfá é o primeiro e verdadeiro guardião dos segredos da existência universal. Orunmilá, em todas as coisas espirituais e esotéricas é o vice de Òlódumare. Toda a adoração e veneração à Orìsá, são aceitáveis, desde que sejam subservientes ao culto de Olódumare, como esboço de Ìfá. Não hà instruções ou indicações para a salvação que pode conduzir ao caminho da verdade divina, exceto por Orúnmilá. Ìfá é imparcial, Ìfá é verdade, Ìfá é universal, Ìfá é a incorporação da totalidade da existência humana. Egìogbé 01:36 explica que o Ìfá é a base para a compreensão do ìnicio e fim de todas as coisas. Através de Ìfá, grandes mistérios da vida são revelados. Apenas Ìfá explica as razões para a vida, morte em vida, doença, sucesso, fracasso, a pobreza, a riqueza, a vida antes do nascimento e da vida depois da morte. Apenas Ìfá revela a base espirítual, para a experiência da reencarnação, porque nenhum organismo vivo tendo sugado do peito da mãe natureza, vai deixar de saborear a verdade amarga da morte, porque Orí é mais importante do que a religião, porque todos nós traçamos um caminho diferente durante nossa permanência no planeta terra, e porque o sacríficio é fundamental para a vida dos homens de todas as raças e religiões. Apenas Ìfá diz exatamente como é. Em suma Ìfá orienta a vida do homem do berço ao túmulo.   

( Este texto é fruto de pesquisas e estudos sobre Ifá. )