sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ÌFÁ COSMOLOGIA

Segundo Ìfá cosmologia, a fonte de criação é Olórun. A palavra Olórun traduz como: "Propietário do céu". Propietário aqui é usado no sentido metáfisico de possuir um segredo ou sendo a fonte de um mistério. Céu na cosmologia Ìfá é ,que real invisível, que guia a evolução. Olórun é o mistério da fonte, que é considerada além da compreensão do humana. Quando Ìfá descreve forças da natureza, ele se refere as manifestações invisíveis da criação, que são creditados para o fluxo de Olórun. Todos os espíritos que estão recognizeds por Ìfá são considerados cognoscíveis de Olórun, enquanto a essência de Olórun permanece um mistério. Quando o universo veio a existir no momento da criação, foi Olodumáre, a quem foi dada a tarefa de sustentar um, ou seja, Olodumáre vem da raiz olo odu, que significa : "Dono de Odu" ou "Dono do primeiro princípio". Mare é uma contração de Òsunmáre que é o Espírito do arco-ìris. Na natureza, o arco-ìris é uma das mais pura manifestação de luz. Olodumáre poderia ser traduzido como : "A fonte das forçãs da natureza, que geram o espectro de luz" como o propietário de odu, Olodumáre pode ser descrito como o caldeirão místico que contém todas as formas possíveis que se manifestam desde a criação. Como uma força espíritual, Olodumáre existe em polaridade com o Espírito Èla. Não há tradução direta para a palavra Éla, alguns anciãos Ìfá dizem que significa "Pureza", outros diriam que Éla significa "Aquela que cria".Quando as formas que saem em potencial dentro do ventre de Olodumáre manifestar-se, é Éla que sustenta a manifestação. Em termos sìmbólicos, Éla traz a Luz da criação, da escuridão do ventre da criação. A tarefa  de criação de moldagem, foi  originalmente dada a Obàtálá (Rei do pano branco). O termo "vestir white" é referência à substância primordial que constitui à base do universo físico. Física ensina que a primeira manifestação da dinâmica do universo era luz. Do ponto de vista ocidental, Obàtálá poderia ser entendido como a essência de luz. A ciência moderna ensina que a evolução é o processo de transformar luz solar em ambientes planetários. Evolução é a reorganização da luz solar em multi-dimensões da vida na terra. Ìfá mito diz que, a tarefa de criação de moldagem foi dada por Olodumáre a Oduduwa, depois que Obàtálá se embebedou. A polaridade entre Obàtálá e Oduduwa é uma expressão sìmbólica, da teoria científica ocidental, que importa formas leves e que a matéria se dissipa na luz. Ìfá exprime o mesmo conceito, dizendo que a luz vem da escuridão e que a escuridão vem da luz. A referência à bebida de Obàtálá é uma expressão sìmbólica da observação de que o movimento da luz à escuridão e das trevas para a luz, nem sempre ocorrem em uma progressão suave. A imagem da embriaguez é um sìmbolo da imperfeição, como condição de manifestação da natureza. As imagens utilizadas para representar Odu podem ser considerados modelos das formas em que a transição entre o claro e o escuro ou expansão e contração ocorre. Aessência do Odu é uma expressão da ìdéia científica de que a matéria é criada, nem destruída, ela simplesmente se transforma.

(Fonte: O texto fo extraido através de pesquisas feitas em diversos livros sobre o assunto).

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