sábado, 20 de fevereiro de 2010

IYÁMI ÓSÓORONGÁ


ÌYÁMI ÒSÓRONGÁ, rítualisticamente falando, representa a força governante da terra que mantem o elo entre as pessoas e os elementos existentes na superfície.Mas, é preciso entender que, a terra em si, é a Guardiã Viva- o chão que se pisa é um chão que guarda os segredos dos Ancestrais, e daí, a necessidade de se pisar no chão com respeito para que não venhamos a provocar a ira daqueles que ocupam o espaço que ocupamos-"aquele que pede a bênção à terra reconhece a própia origem, reconhece a Mãe e sabe dar importância à cabeça e ao sangue que recebeu através da doação de Apári-Inu, cabeça interna- alimentada pelo cordão umbilical.`YÁMI é a essência feminina, ou uma força especial "sobrenatural"que atua na mulher para fazer fluir a vida, IYÁMI é o ovulo pronto para gerar a vida, nesse período-(tpm) a mulher torna-se sensílvel, chorona, dengosa.Mas quando ocorre a menstruação , IÝAMI percebe que seu óvulo não foi fertilizado, que o organismo o expulsou, e se torna agressiva porque isso representa a morte. E a vontade de IYÁMI é que os nascimentos de humanos sejam abundantes como os cardumes de peixes.-É preciso considerar que a natureza da terra -e feminina e que existe uma questão de leveza a ser levada em conta.Podemos tomar como exemplo, os peixes que são símbolos de um poder oculto que expressa a passividade ou tranquilidade,mas tambem de diversidade e fecundidade, e, por antiguindade, através da ancestralidade estão diretamente associados à vidae por consequencia a morte que é o ciclo vital utilizado para que a renovação expressa a relação com IYÁMI ÒSÒRONGÁ com o nome de YEMONJÁ, simbolizando a restituição através da encarnação e reencarnação dos "seres humanos" como portadores de corpo ou matéria, mas feitos com maior quantidade de ´´água (cerca de 70%)-- como a propia superfície da terra (cerca de 70%).ÒYÈKÚ-MEJI afirma que okun, o mar , é a morada de Egún, ancestral humano, e que todos devem voltar a sua origem. O mar é o maior cemitério.--Os "Répteis" aparecem como símbolos de agressividade, de força física brutal e agilidade. As "serpentes" são vistas como representantes do "fogo físico e ancestral" para perpetuação da essencia da "Alma Humana" e são a referência de IYÁMI ÒSÒRÓNGÁ como mãe purificadora e transformadora da vida, por possuírem um "poder agressivo e ao mesmo tempo, defensivo". Por serem animais rastejantes, mantêm-se em constante contato com o Òrísà da terra- Obàlúwáiyé, que é uma Divindade do fogo.Isto explica a natureza agressiva das serpentes, mas que , como meio de sobrevivência usam o propio veneno como "MAGIA CURATIVA".Por serem as"serpentes" representantes do "fogo da alma" estão ligadas a ÈSÚ ÒSÉ-ÒTÚRÁ que é a expressão máxima do fogo que movimenta a vida. ÌYÁMI, também através do fogo, esta relacionada ao culto de Ògún, `risà da modelação do ferro, da força física ou da força estrutural da terra que só pode ser apaziguada através do sangue derramado nos sacrífícios.ÌYÁMI possui instinto animal, por isto é sempre apresentada em forma de pássaro que tenha costume noturno ou por animais que produzam leite-por ser a Divindade da fertilidade também é vista com uma criança no colo- Senhora que é como um pássaro, representação ìYÁMI oSÒRÓNGÁ, QUE É VISTA COMO " O PÁSSARO DA MORTE". Porém, protetora dos filhotes, guerreira e caçadora, como por exemplo, a águia que não erra o alvo, sendo capaz de apanhar alevino no fundo do rio- isso significa que tem precisão.
Fonte: Texto retirado da apostila Ìyámi Osòróngá, de autoria de Orlando J. Santos D'ògún Dímólóko.

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