O termo xamâ vem da Sibéria para designar a arte de promover, equilíbrio, harmonia e saúde psíco-físicas através do extase ou expansâo da consciência, que o xamã adquire após longos períodos de treinamentos e iniciações. O termo xamanismo, também é hoje em dia utilizado para definir determinadas práticas espirituais e ritos religiosos, proto históricos, e primitivos. Estas práticas tem em comum o culto a natureza, e estão divididos em diversas modalidades tais como: xamanismo dos aborígenes ( ìndios ) siberìanos, xamãs de tribos indígenas de toda as américa. Os adeptos do Druidismo, da filosofia Wicca e dos cultos a grande mãe natureza. Estas civilizações que povoaram toda a Europa, tiveram seu primeiro apogeu em torno de 9000 anos antes da era cristã. Ainda temos as práticas dos povos Aborígenes da India, como o povo Drávida ou Tantrico que tiveram seu apogeu, em torno de 100000 anos antes da era cristã. Dentre muitos outros povos abórigenes da antiguidade, as mais antigas obras de arte datam de 35000 a 10000 anos antes da era cristã. Estas imagens representam figuras humanas de mães, e foram chamadas de Vênus pelos arqueólogos, esculpidas em osso, marfim e pedra ou moldadas em barro, foram encontradas por toda a Europa e Africa. Estas pequenas estatuetas com grandes ventres, seios repletos e volumosos, coxas grossas, eram representações de Deuzas Mãe, a velha religião assim como é chamada o culto de origem matriarcal, que antecede os cultos patriarcais. Também era uma religiaõ de extase, e estas Deuzas eram chamadas por vários nomes; na India temos a Deuza Drávica, Kali. O povo fon de Daomé reverenciava Nana Buruku, a grande mãe que criou o mundo, o culto dos orísas que ficou muito conhecido no Brasil, também é uma prática de xamanismo.
No culto dos Orìsás, possui um sistema complexo de hierárquia e modalidades tais como: cultos de Òrúnmilá Ìfá- Ìlé de Òrúnmilá Ìfá, Ìlé asé Òrìsás, camdomblés de jeje, ketu, nagô, angola, Ìlé Egun- casa dos ancestrais. As práticas xamanicas tem como base a utilização das forças da natureza. O culto de Òrúnmilá-Ìfá e dos Òrísas também tem o objetivo de cultuar e utilizar estas forças; fogo; terra; ar e agua. Para isso o Ologun (omo ifá), na primeira iniciação do culto à Ìfá, passa por um longo período de treinamento e estudos. todas as práticas xamânicas, são necessárias diversas iniciações, aonde o aspirante passa por um rito de morte e renascimento, morre para renascer renovado, tem uma experiência de renascimento, de transformação de seu interior, do seu Eu, redescobrindo a si mesmo, através do estado de êxtase ou estado alterado de consciência, que os ritos podem proporcionar. "ÀIYE ATÍ ÌKÚ ÔKAN NAA NI " "VIDA E MORTE; AMBAS SÃO IDÊNTICAS" . Em nosso país hoje em dia, as pessoas não podem nem ouvir falar do culto aos Òrísas, em virtude do culto ter virado um comércio para muitos que se dizem zeladores de Orísas, principalmente nos camdomblés, não generalizando, utilizarem seus conhecimentos de forma errônea, para prejudicar e auto se promover, operando muitas vezes desastres na vida das pessoas. Na maioria das vezes estes sacerdotes não conhecem a fundo a ètica, moral, a filosofia e a religião yorúba, as vezes aprendem errado com seus zeladores, não sabem verificar qual o Odu ( destino pessoal), Orísa e prescrevem ebós( trabalhos mágicos) errados, desequilibrando psìquicamente, espiritualmente, atrapalhando ainda mais a prosperidade, equilibrio, felicidade das pessoas que estes sacerdotes atendem. Assim como no cotidiano, existem maus profissionais; maus médicos; maus professores; maus advogados; maus padres ; maus motoristas; maus políticos, infelizmente. No entanto , também existe pessoas, que são profissionais exemplares e de carater incontestáveis , por isto o julgamento não é o único caminho, e sim a informação, a pesquiza, a busca pelo conhecimento e o entendimento do culto e suas origens. O culto, trás sua ética, como por exemplo: a tarefa de ser um omo awo (filho do segredo ), é uma tarefa muito díficil e patrulhada por severas regras de conduta, que deveriam servir de base técnica e moral para sua ação, tipo: o awoni não pode procurar a mulher do outro, muito menos a sua ajudante ritual. o awo não pode práticar àjé, feitiço contra outro awo, contra inocentes, e nem conspirar contra seus irmãos. o awo não deve abandonar outro awo, que esteja em dificuldades, sem tomar providencias para que tudo fique em ordem com o irmão. o awo não pode falar mal do outro, mesmo que este seja merecedor, o awo não pode divulgar o teor de discussões travadas em seus encontros formais na confraria, sociedade secreta, mesmo que se trate de punição contra culpados ou desagravo de inocentes, e muitas outras. Praticam a lei da natureza, do respeito, moral e da caridade.
"OYE TI O BA WU ENI NI TÁ IFÁ ENI PÁ". "QUALQUER QUE SEJA A SOMA QUE AGRADE ALGUEM, É AQUELA PELO QUAL RECEBEMOS PARA JOGAR IFÁ". Só por este trecho saberemos distinguir a boa-cumba da mal-cumba. O omo ifá (filhos de Orúnmilá-ifá ) passam pelos seguintes aprendizados: Gênizes yorúbá; advinhação sagrada de ifá; eridilogun; opele-ifá; ewé- folhas sagradas e medicinais dos orìsá e odu; ógun, medicina natural, mágica e psícossomaticas; èsé itán, versos dos contos de ifá; oríkis - orações e rezas; odu - signos ou reinos, energias que estão relacionadas com o nosso destino pessoal, o nosso karma; ebó-adimu - oferendas sem sacríficio animal e outros; ewo - proibições ou quizilas e as razões de sua existência; culto a natureza: àgua, rios, riachos, o mar, arvores, vento e ao tempo; ojubó- ibá orisá, assentamentos e lugares sagrados. Enfim percebe-se que o culto desde a sua origem, é bem diferente do sistema afro brasileiro, o qual sofreu muitas modificações, alterações e vários sincretismo, excluindo é claro as casas de ile aséO RÍSAS QUE MANTÉM AS TRADIÇÕES PRIMITIVAS VIVAS, estas casas são chamadas no meio como : CASAS DE TRADIÇÃO DE ORISÁS. Por isto é importante que todos nós estejamos sempre, buscando, pesquizando , mais e mais sobre a cultura tradicional yoruba, para acrescentarmos ao nosso conhecimento, assim podendo adquirirmos mais àsé , no nosso dia a dia e de encontro com a natureza. IRE ASÉ OOOO ( este texto é soma de varios textos, fruto de minhas pesquizas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário