sábado, 6 de fevereiro de 2010

Diga não aos oportunistas!!!



Olá pessoal, sou uma pessoa com muita fé nos Orisá, mas tenho me indignado com muitas coisas que a nossa religião vem passando nestes últimos anos.
São tantas coisas erradas e escabrosas, que irei citar apenas algumas, para que juntos possamos refletir e quem sabe, apoiarmos uns aos outros.
Primeiramente vou falar sobre a intolerância religiosa, que vem crescendo assustadoramente, não tendo um órgão do Estado sequer que venha em nossa defesa, deixando impunes os perseguidores e, obviamente livres para mais um ataque.
Tem também os Babalorisas mercenários, que abusam da fé dos miseráveis e cobram preços exorbitantes, deixam as pessoas menos favorecidas e já sofridas por seus próprios problemas, eternas devedoras, tornando-se assim, verdadeira marionete em suas mãos, às vezes até fazendo-as esmolar por muito tempo para conseguirem o valor estipulado.
E por fim, e não menos repugnante, a invasão desses ditos Babalawos africanos, que chegam aqui e, também abusando de nossa imensa fé, fazem de tolos àqueles que por desconhecimento e interesse em aprender como são feitas as oferendas na terra mãe, lhes obrigam a pagar valores incalculáveis para iniciarem-se em Ifá ou fazer um simples ebó, alegando que é a sabedoria dos ancestrais. Puro engodo!
Imagina se um verdadeiro Babalawo iria fazer tais sandices? Existem mandamentos de Ifá que falam sobre a conduta do Sacerdote.

Então, meus amigos, diante destas coisas todas que citei acima, não se deixem cair na conversa dessa gente arbitrária, que só vêem cifras e não nossos verdadeiros interesses.
Passei pessoalmente por todos estes problemas e conclui que devo mesmo é estudar com pessoas sérias ou profissionais, para que assim não mais me deixar cair em esparrelas. E se aparecer a oportunidade certa e a pessoa certa, quem sabe consiga concluir meus estudos, até mesmo indo diretamente à terra mãe.

Um comentário:

  1. BOM DIA,
    FAÇO DANÇA AFRO E MINHA PESQUISA É EM DANÇA DOS ORIXÁS, MUITOS ME DIZEM QUE SOU FILHA DE OSÚN, MAS AINDA NÃO PROCUREI SABER EXATAMENTE POR TER MEDO DE SER ENGANADA. QUERO LHE FAZER UMA PERGUNTA: POR QUE OS BABALORIXÁS E IYALORIXÁS COBRAM PARA JOGAR OS BÚZIOS, E PARA AS OUTRAS OBRIGAÇÕES?
    CREIO QUE SE É UM DOM NÃO DEVERIA SER COBRADO. MAS COMO NÃO COMPREENDO MUITO BEM, TALVEZ VC POSSA ME ESCLARECER ESSA DÚVIDA.

    GRATA!

    PARABÉNS PELO BLOG, LINDÍSSIMO!

    ResponderExcluir