quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

IBÁ IYÀMÍ

IBÁ AKODÁ TO DA TIE LORI EWE akodá é o nosso primeiro ser criado, e foi criado sobre a folha IBÁ ASEDÁ TI TE TIE NILE PEPE asedá, aquele que criou o primeiro ser humano. lembrança sua sobre a terra.IBÁ IYÀMI ÒSÒRONGÁ minhas mães, todas poderosas, acima de tudo os meus respeitos. APANI MA HÁ GUN as que controlam, sendo plenamente, todas as forças terrestres AWON NI OLOKO KI ORU ATORI JAPA! ATEDO JOKAN que tudo seja a meu favor. da cabeça aos braços; do figado ao coração; da bílís ao anûs. ATIDI JORONRO EYE AKE GANAN RAN pássaros, imensos pássaros da sabedoria AGBO KEKE LORI IROKO MAYE iroko, grande árvore que está acima de todas cabeças AROHOHO ILE SE IRO EYE ABAPAYE terra que testemunha todos os acontecimentos e de tudo sabe ELESE IRO EYE A BIDE LENU WAKO WAKO wako wako, grande pássaro com bico de bronze AWON NI IGUN TI GUN OMO EJA NINU OMI preciso ao pegar os filhotes de peixe na agua AWON NI OYANYAN GANGA TI GUN OMO AKAN LODO pássaro consciente que pode alcançar , e alcança , o caranguejo no fundo do rio EMI MO ORUNKOO YIN EMA PAMI EMA PA AWON OMO O MI. não me mate, e nem aos meus filhotes MOJÚBÁ OKUNRIN. MOJUBÁ OBIRIN. sua benção macho universal. sua benção fêmea universal. IBÁ LOWO OGUNSO LEGELEGE TI O DORI KODO TIKO JÁ sua benção, aquela que inverte o homen internamente e nem assim ele morre IBÁ LOWO ILU GBEDU TI O DORI KOLE saudações ao rítmo da morte , e que minha cabeça não o ouça TI O WAMI LOJU GBURUGBU este som não tremerá de pavor minha visão MOJUBÁ ODUNDUN TI I DUN BI I EEGUN me abençoe o antepassado na sua paz que me faz vivo MOJUBÁ OLOLO TI LOHUN ORO me abençoe o poder que tritura o grão e toca o tambor. que eu não esteja ao meio de seu atrito. IBÁ LOWO ONA OMO OSOROROO JIRO respeitosamente reverencio o espaço além no universo de meu caminho. IBÁ LOWO AYEE! saudações ao que existe intensamente da terra ao sol, e que me reconheçam. que tudo seje aceito; sem desvio e que me abençoem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário